O que é nudge theory?

technical
Intermediário

A nudge theory (teoria do empurrão) é um conceito da economia comportamental que se baseia na ideia de influenciar as escolhas das pessoas de maneira sutil, sem restringir a liberdade de decisão. O objetivo é melhorar a tomada de decisão individual e coletiva através de arquitetura de escolhas inteligentes.

A nudge theory (teoria do empurrão) é um conceito da economia comportamental que se baseia na ideia de influenciar as escolhas das pessoas de maneira sutil, sem restringir a liberdade de decisão. O objetivo é melhorar a tomada de decisão individual e coletiva através de arquitetura de escolhas inteligentes.

Origens da Nudge Theory

A nudge theory foi popularizada pelos economistas Richard Thaler e Cass Sunstein em seu livro "Nudge: Improving Decisions About Health, Wealth, and Happiness". Eles argumentam que pequenos incentivos podem ter um impacto significativo nas escolhas das pessoas.

Aplicações da Nudge Theory

A nudge theory tem sido aplicada em diversas áreas, desde a saúde pública até a política de previdência. Por exemplo, ao mudar a configuração padrão de um plano de poupança para a aposentadoria de 'opt-in' para 'opt-out', os governos conseguem aumentar a taxa de participação dos cidadãos.

Benefícios da Nudge Theory

Os benefícios da nudge theory incluem a promoção de escolhas mais saudáveis e sustentáveis sem impor restrições. Além disso, essa abordagem é relativamente barata e fácil de implementar.

Críticas à Nudge Theory

Apesar de seus méritos, a nudge theory enfrenta críticas relacionadas à ética da manipulação e à presunção de que os indivíduos não são capazes de tomar decisões informadas sem assistência.

📂 Termos relacionados

Este termo foi útil para você?