O que é nudge theory?
A nudge theory (teoria do empurrão) é um conceito da economia comportamental que se baseia na ideia de influenciar as escolhas das pessoas de maneira sutil, sem restringir a liberdade de decisão. O objetivo é melhorar a tomada de decisão individual e coletiva através de arquitetura de escolhas inteligentes.
A nudge theory (teoria do empurrão) é um conceito da economia comportamental que se baseia na ideia de influenciar as escolhas das pessoas de maneira sutil, sem restringir a liberdade de decisão. O objetivo é melhorar a tomada de decisão individual e coletiva através de arquitetura de escolhas inteligentes.
Origens da Nudge Theory
A nudge theory foi popularizada pelos economistas Richard Thaler e Cass Sunstein em seu livro "Nudge: Improving Decisions About Health, Wealth, and Happiness". Eles argumentam que pequenos incentivos podem ter um impacto significativo nas escolhas das pessoas.
Aplicações da Nudge Theory
A nudge theory tem sido aplicada em diversas áreas, desde a saúde pública até a política de previdência. Por exemplo, ao mudar a configuração padrão de um plano de poupança para a aposentadoria de 'opt-in' para 'opt-out', os governos conseguem aumentar a taxa de participação dos cidadãos.
Benefícios da Nudge Theory
Os benefícios da nudge theory incluem a promoção de escolhas mais saudáveis e sustentáveis sem impor restrições. Além disso, essa abordagem é relativamente barata e fácil de implementar.
Críticas à Nudge Theory
Apesar de seus méritos, a nudge theory enfrenta críticas relacionadas à ética da manipulação e à presunção de que os indivíduos não são capazes de tomar decisões informadas sem assistência.
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